Passei no StartupBrasil e agora?

Sobre o programa StartupBrasil

Primeiramente, parabenizo a todos que passaram no programa StartupBrasil. Pela primeira vez realmente temos um programa dinâmico no país, sendo tocado por gente jovem e de alto gabarito.

Em uma rápida navegação pelo site do programa você pode perceber a qualidade das empresas selecionadas. Sabemos que o programa pode ser melhorado em alguns aspectos, mas só o fato de ter uma iniciativa que incentiva uma triangularização de interesses garante que somente projetos com real potencial de tração no mercado sejam aprovados.

Essa triangularização em minha visão é garantida pela necessidade de atuações em conjunto entre governo, aceleradora e empreendedores.

Não sei se muita gente sabe, mas vemos ações de pessoas ligadas ao programa. Eu trabalho com acesso a mercado para as aceleradas. Creio que em breve isso deva ser oficializado.

Startups que estão passando pelo processo de aceleração poderão contar com esse trabalho muito interessante que pode garantir uma alavancagem rápida, por meio de acesso a grandes clientes, trazendo um grande montante de dinheiro para o caixa da empresa, sendo que nessa fase inicial o fluxo de caixa é imprescindível, motivo de grande parte das fatalidades de empresas iniciantes.

Bom, por parte de suporte aos empreendedores, estamos bem amparados, mas isso não garante o sucesso de nenhuma Startup sem a dedicação do empreendedor.

A brincandeira ficou séria!

E aqui gostaria de fazer uma observação aos meus queridos empreendedores: a brincadeira ficou séria!

Saibam que o valuation das suas empresas, contando com o aporte da aceleradora e do governo no formato de bolsas, pode passar de 1 milhão de reais. Muito bacana não acham? Mas preparem-se, pois agora terão investidores solicitando relatórios, terão metas a serem cumpridas e precisarão de uma administração de gente grande.

A partir desse momento, teremos início a um processo bem interessante baseado nos estudos de Charles Darwin, no qual somente os mais adaptados sobreviverão. E quem veio pelo Glamour ou oportunismo não vai durar muito.

Outro programa brasileiro de apoio

Além do StartupBrasil existem outros programas muito interessantes de apoio a pesquisa e desenvolvimento como é o caso da FAPESP, que agora trimestralmente abre um edital do PIPE.

O bacana desse programa é que eles fornecem 200 mil a fundo perdido para projetos enquadrados na fase 1 e o mais interessante é que não há a necessidade de você fornecer equity. Eles também fornecem em uma fase 2 apoio de até 1 milhão, já na fase 3 a empresa deve buscar aporte de outras fontes.

Independente do apoio de programas do governo ou investimento direto de anjos ou aceleradoras o que vai garantir o real sucesso de uma Startup é o fator humano.

Além da falta de um fluxo de caixa que é um dos principais motivos da quebra de empresas nos primeiros anos, outro fator que não aparece nas pesquisas é a vaidade, mas isso é tema para um próximo post.

:: mande seus comentários, terei prazer em respondê-los.