Sua Startup não precisa de investimento

Sei que parece meio leviano, mas de fato a sua Startup não precisa de investimento e vou tentar explicar o porque.

Ao participar dos principais concursos de Startup como organizador, percebi que grande parte dos empreendedores estavam alí presentes para simplesmente apresentarem seus projetos a fim de captar recursos.

O que ninguém comenta é que em nenhum desses eventos de fato sai investimento, a não ser permuta de serviços para ficarem com parte do equity da sua iniciativa.

Outro fato importante para deixar claro é que nenhuma pessoa em sã consciência irá injetar recursos em seu projeto, sem te conhecer profundamente, independente do grau de maturidade que se encontre sua Startup.

Portanto participe de eventos, marque reuniões com pessoas chave para pegar feedback da sua iniciativa, vá até possíveis investidores, mas somente para apresentar a ideia e ver a posição que eles terão frente a oportunidade que está apresentando.

Seja claro que não está procurando investimento e sim opiniões para validação da sua Startup, tenha em mente que se houver interesse da parte do investidor ele tocará no assunto sobre a possibilidade de atuação em conjunto.

Se você não tem um time para tirar a ideia do papel e realmente precisa de verba para a contratação de profissionais, fique atento, pois talvez essa não seja a melhor opção, pois somente você estará correndo riscos, o comprometimento de um funcionário não é o mesmo que o de um sócio.

Então, tente viabilizar sua iniciativa injetando capital intelectual seu e de possíveis sócios, tenha em mente que ninguém chega a lugar algum sozinho, “divida para multiplicar” como diz meu mentor Ernesto Haberkorn (Fundador da Totvs).

Se você possui um time de sócios comprometidos e que se dediquem pelo menos meio período a causa, tenha certeza que esse capital intelectual é o mais importante para viabilizar o negócio como um todo.

Valorize o tempo dedicado, pois tempo é dinheiro, faça uma conta básica, fixe um valor mensal que você  receberia caso estivesse trabalhando em uma empresa, pegue esse valor e multiplique por pelo menos 48 meses.

Agora pegue esse valor e multiplique por três, pois esse será o mínimo de pessoas que deva fazer parte da sua equipe, esse valor é o capital intelectual investido em seu projeto.

Quando for sentar para negociar a entrada de um novo sócio ou um sócio capitalista, esse deverá ser o valor base para o início da negociação, mas sejam realistas, não adianta colocar que iriam receber um salário de 10 mil reais no mercado, pois lá você realmente poderia receber, mas use números que demonstrem seu comprometimento com o sucesso do negócio e que você não encara esse dinheiro como um salário.

Preocupe-se realmente com a validação e escalabilidade do negócio, quanto mais adiantado você estiver com o projeto mais serão as chances de encontrar parceiros que estejam dispostos a colaborar para o sucesso do projeto, pois existindo sinergia entre projetos a possibilidade de parceria no formato ganha/ganha é mais factível e o melhor você não precisa fornecer equity.

Seu projeto realmente precisa é de alianças estratégicas, nesse link está um post onde abordo esse tópico.

Trabalhando dessa forma o investimento virá de uma forma natural.

Foque seus esforços na captação de clientes chave e na construção de alianças estratégicas, o resto é desperdício de tempo!

:: mande seus comentários, terei prazer em respondê-los.

Para receber diretamente em seu e-mail conteúdos exclusivos inscreva-se em nossa newsletter:

https://bitly.com/atualizacaomensal